APRESENTAÇÃO

PRODEMPE/SC
PROGRAMA DO INSTITUTO EXCELLENCE PARA O DESENVOLVIMENTO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA E DO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL EM SANTA CATARINA.


A população mundial está aumentando aceleradamente, enquanto cada vez mais, diminui-se a geração de empregos tradicionais e estáveis.
As microempresas, pequenas e médias empresas, bem como a novíssima categoria dos empreendedores individuais, EI´s, são reconhecidos como força dinâmica de crescimento econômico, geração de empregos e distribuição de renda na sociedade.
Os homens e mulheres que iniciaram e dirigem estas empresas, necessitam de treinamento para ajudá-los a desenvolver as capacidades pessoais, técnicas e financeiras, que atualmente lhes faltam. A educação tradicional e o treinamento formal até então, negligenciaram bastante estas necessidades.

O DESAFIO é...
  Criar e Manter Emprego e Renda
Os níveis de segurança de emprego e de renda fixa estão se tornando cada vez mais escassos no mundo de hoje.
Os papéis tradicionais de homens e mulheres, gerentes, empregados e empreendedores estão mudando. Progressivamente, tais indivíduos necessitam mobilizar todos os seus recursos pessoais, técnicos e financeiros para assim acompanhar a evolução neste processo de mudança.

Promover o Comportamento Empresarial em todos os Setores da Economia
O impacto da moderna economia de mercado aumenta a necessidade de criatividade, motivação e comportamento empreendedor por parte de homens e mulheres capazes de comunicar idéias e trabalhar com eficiência num ambiente complexo e de mudança permanente.
Tais qualificações são também poderosas alavancas de mudança para ajudar pessoas a conseguir uma maior e mais justa distribuição de renda e oportunidades na Sociedade.

Assim sendo, o PRODEMPE-SC tem por finalidades fundamentais, promover o desenvolvimento, a qualificação e o fortalecimento das micro e pequenas empresas e seus gestores, dos empreendedores individuais, dos pequenos produtores e agricultores rurais e dos profissionais liberais.

O PRODEMPE - SC tem como propósito, apoiar micro, pequenas e médias empresas e empreendedores individuais, promovendo ações concretas e diferenciadas que resultem verdadeiramente no desenvolvimento destas empresas, através da participação direta e continuada dos empresários em programas e projetos corporativos e associativistas diversos que promovam:

ü  Capacitação e qualificação profissional
ü  Aumento de competitividade,
ü  Aumento de faturamento,
ü  Manutenção e geração dos empregos
ü  Abertura de novos negócios.
ü  Participação nas compras públicas
ü  Preparo para exportar e importar
ü  Marketing da empresa, produtos ou serviços
ü  Melhor relacionamento entre funcionários
ü  Mudanças nas rotinas das empresas
ü  Participação em rodadas de negócios
ü  Participação em viagens de negócios
ü  Participação em eventos setoriais
ü  Participação em eventos sociais e culturais
ü  Exposição em eventos corporativos
ü  Lazer, entretenimento e qualidade de vida aos empresários, funcionários e familiares, promovendo uma maior e continuada participação destes, em programas sociais, de lazer, viagens e passeios de finais de semana e de férias, através de pacotes turísticos fechados e direcionados.

São Objetivos fundamentais do PRODEMPE:
ü    Criar ambiente favorável ao desenvolvimento das empresas, apresentando propostas de vanguarda e soluções para o setor.
ü    Promover uma maior e objetivada participação de empresários e empreendedores individuais em eventos setoriais diversos, governamentais ou não-governamentais, regionais, nacionais e internacionais.
ü    Proporcionar aos empresários, meios concretos e reais de capacitação e qualificação profissional, desenvolvimento empresarial, maior competitividade no mundo dos negócios e principalmente, aumento de faturamento das empresas.


NÚCLEOS SETORIAIS DO PRODEMPE

PRODEMPE-AGRODepartamento de Agricultura e Agroecologia Programa específico, para promover ações que visem melhorias no desempenho e na consolidação desta atividade econômica, apoiando micro e pequenos agricultores, suas diversas atividades e demandas da lida do campo
PRODEMPE-MARDepartamento do Mar  Programa específico para promover ações que visem melhorias no desempenho e na consolidação de empresas que atuam no ramo de pescados, trabalhos portuários, e demais atividades econômicas deste setor
PRODEMPE-CULTURADepartamento de Cultura Programa específico para promover a fruição cultural, bem como o desenvolvimento de empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais que atuam no setor cultural, nas diversas demandas e ações públicas e privadas.
PRODEMPE-ESPORTEDepartamento de Esporte, Educacional, Lazer e de Participação Programa que visa apoiar e desenvolver a prática de atividade esportiva junto aos empresários de micro e pequenas empresas, seus colaboradores e familiares.
PRODEMPE-RESPONSABILIDADE SOCIAL Departamento de Responsabilidade Social  Programa específico que visa prioritariamente, proporcionar e desenvolver ações intrínsecas ao cumprimento da responsabilidade social junto as microempresas e empreendedores individuais
PRODEMPE-TURISMO - Departamento de turismo Programa especifico para promover ações que visem melhorias no desenvolvimento de micro, pequenas, médias empresas e empreendedores individuais EI;s, que atuam no setor turismo, atendendo as demandas e programas de governo específicos para este setor.
PRODEMPE-NOVOS NEGÓCIOSDepartamento de Novos Negócios Programa específico para promover empreendedorismo, inovação, estudos de novas oportunidades, pesquisas tecnológicas, criar escritório virtual e apoiar as incubadoras e/ou criar novas incubadoras, prestar orientação ao desenvolvimento da economia empresarial e de novos negócios em geral.
PRODEMPE-ARBITRAL Programa específico que visa desenvolver e promover a prática da Conciliação, Mediação e Arbitragem, oferecer consultoria e assessoria especializada aos associados, empresas e órgãos públicos por meios próprios ou em parcerias*
PRODEMPE-COMEX Departamento de comercio exterior, que visa apoiar e desenvolver políticas e ações que facultem maior participação das micro e pequenas empresas nas negociações com o mercado exterior.
PRODEMPE-INDÚSTRIA Departamento que visa apoiar e desenvolver políticas de crescimento e fortalecimento das micro e pequenas indústrias 
PRODEMPE-PUBLICIDADE Departamento que visa criar projetos e ações exclusivas de inclusão publicitária para as micro e pequenas empresas e E.Is
PRODEMPE –T&I  TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO  Departamento que visa apoiar e desenvolver políticas que favoreçam e promovam maior participação das micro e pequenas empresas neste segmento
PRODEMPE-CONSTRUÇÃO CIVIL Departamento que visa apoiar e desenvolver políticas e ações para uma melhor participação das micro e pequenas empresas neste setor.  
PRODEMPE-NAÚTICA Departamento que visa apoiar este setor e desenvolver políticas para seu desenvolvimento e maior participação das microempresas neste setor.  
CARTÃO-PRODEMPE- Cartão de benefícios para associados e comunidade em geral.
PRODEMPE-HABITAÇÃO Programa específico que visa promover ações que resultem na solução do deficit habitacional e na sua melhoria .

INSTITUTO EXCELLENCE DE DESENVOLVIMENTO


CNPJ: 11.225.829/0001-09
Pessoa jurídica de direito privado, de caráter cultural, turístico, educacional, social, ambiental e profissional, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira próprias, com sede e foro na Cidade de Itajaí, Estado de Santa Catarina, a Rua Pedro Joaquim Vieira, 116 – São Judas

(47) 3046-3555
(47) 8847-1715