CONSULTORIA


João Gadelha, Consultor de Turismo & Empreendedorismo
http://www.consultorgadelha.blogspot.com/

Consultoria e Assessoria profissional, exclusiva e personalizada, de consultas, pesquisas, elaboração e envio de projetos, atendendo prefeituras e entidades do terceiro setor, através de contrato de prestação de serviço de consultoria e assessoria, acompanhando diariamente a tramitação de projetos  junto aos órgãos públicos Federais,(Ministérios, Secretarias, Autarquias entre outros) atuando sempre dentro de critérios técnicos e pontuais, obedecendo normas, prazos e legislação vigente. 




ÁREAS DE ATUAÇÃO


CULTURA
(Ministério da Cultura e outras Instituições)

Área de suma importância no desenvolvimento cultural de seu município. É através dela que se mantém vivas as tradições culturais, a preservação e manutenção da culinária típica, dos grupos de danças tradicionais, teatrais, artesanato local e exibição de filmes, entre tantas outras informações.  É o órgão da captação dos recursos necessários para realização de festas populares, shows musicais, manutenção de museus, dentre outros, inclusive com implantação de projetos de intercambio cultural com países colonizadores.

Para esta pasta, oferecemos:
ü  Estudo de viabilidade, planejamento, elaboração e acompanhamento de projetos técnicos culturais diversos, junto ao ministério da cultura.

ü  Estudo, Criação e/ou Atualização de Secretaria de Cultura ou Fundação Cultural no município.

ü  Elaboração, constituição e reformas estatutárias de Associações e Institutos da Área da Cultura.

ü  Elaboração, produção e desenvolvimento de atividades voltadas à cultura;

ü  Capacitação e elaboração de Projetos para qualificação como Pontos de Cultura de entidades culturais do município, com apoio da prefeitura.

ü  Lei Rouanet – Elaboração e Acompanhamento de Projetos para captação de recursos no âmbito da respectiva Lei, para realização de eventos (sem limite de valores, para promoção de eventos culturais, musicais, teatrais, literários etc.)

ü  FNC (Fundo Nacional de Cultura) – Elaboração e Acompanhamento de Projetos para captação de recursos para realização de Eventos no âmbito do respectivo Fundo (sem limite de valores, para produções de Eventos Culturais e outros.)

ü  Emendas – Estudo, Elaboração e Acompanhamento de Projetos Culturais diversos, amparados por destinação de recursos de emendas parlamentares, inclusivo com acompanhamento e consultoria específica sobre dotação das emendas junto a bancada do estado.

ü  Audiovisual – Elaboração e Acompanhamento de Projetos para captação de recursos para produções de Audiovisual no Âmbito das Ações Governamentais (sem limite de valores, para produções de Filmes, Documentários e Eventos.)

ü  Elaboração de projetos para busca de recursos para realização de feiras que envolvam cultura, shows, festivais de musica, teatro e diversos...



TURISMO
(Ministério do Turismo e outras Instituições)

Outra área de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer município, principalmente em se tratando de Santa Catarina, estado naturalmente destinado à prática da atividade turística, fonte inesgotável de geração de emprego e renda para a população, em função da riqueza e da diversidade natural e cultural presente em todos os seus municípios.
É através desta pasta, que se atuando com planejamento, antecedência de prazos, competência e persistência, conseguem-se os recursos necessários para a devida qualificação e estruturação dos municípios, tornando-os, produtos turísticos de ponta, abrindo-os para novos mercados.

Nesta área, atendemos especificamente da seguinte forma:

ü  Consultoria na elaboração de projetos para Cursos de Capacitação, Qualificação na atividade Turística.

ü  Consultoria e Elaboração de Projetos para Captação de Recursos para realização de Feiras, Festas Populares, Congressos, Seminários e Etc.

ü  Consultoria e Elaboração de Projetos de Empreendimentos, Obras e Serviços com finalidades Turísticas (Infraestrutura urbana em Municípios Turísticos, Construção, Ampliação ou Reforma de Aeroportos, Marinas, Píer, Atracadouros e Terminais Marítimos, Fluviais, Rodoviários e Ferroviários, Praças Publicas, Praças de Exposição, Pórticos e Portais de Cidades, Sinalização Turística e Escolas destinadas a qualificação de mão-de-obra para os setores de Turismo custeados com recursos do Orçamento Geral da União.

ü  Estudo de viabilidade, pesquisa e planejamento de projetos atendendo a aplicabilidade programa de Segmentação do turismo do Ministério do turismo

ü  Encaminhamento de projetos nas diversas linhas do PRODETUR

ü  Levantamento de potencialidades para a execução de projetos na área do turismo ecológico, adaptado, aventura e esportes radicais.

ü  Consultoria para elaboração de viabilidade para implantação de projetos de eco-turismo e esportes radicais, a partir da avaliação de potencialidades.

ü  Projeto de busca de recursos para a implantação de pousadas rurais, eco-resorts e hotéis fazenda.




CIENCIA E TECNOLOGIA
(Ministério da Ciência e da Tecnologia e outras Instituições)

Este ministério, de suma importância no que se refere ao desenvolvimento de vanguarda e de competitividade dos seus munícipes, disponibiliza diversas ações de apoio ao desenvolvimento, através de:

ü  Programas e projetos de Pesquisa, Capacitação, Qualificação nas diversas áreas da Ciência e Tecnologia, em especial, as relacionadas a pesquisa de competitividade, com benefícios diretos ao segmento de Micro e Pequenas Empresas – ME, Meio Ambiente, RDC, TI e P &D, dentre outros.



AGRICULTURA
(Ministério da Agricultura e outras Instituições)

Outra área de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer município, sendo Santa Catarina, estado com enorme predominância territorial de áreas rurais, exemplo e referencia nacional no desenvolvimento e na prática da agricultura orgânica, da agroecologia, destacando-se a apicultura, fruticultura, suinocultura, avicultura dentre outros. Com um trabalho programado, articulado, organizado e devidamente agendado junto a este ministério, consegue-se ao longo dos anos, se alcançarem excelentes resultados para o município e sua população como um todo, através de programas, planos e projetos governamentais disponibilizados por este ministério, para atender a todos os municípios brasileiros.

Nesta área especificamente, prestamos consultoria e assessoria da seguinte maneira:


ü  Auxiliamos a prefeitura, nos seus anseios ou em seus projetos já elaborados, acompanhando diariamente a tramitação destes no ministério, bem como propondo novos projetos, orientando a prefeitura sobre programas disponibilizados pelo governo federal, em verdadeira sintonia e interligação entre o ministério e a prefeitura em tempo real.

ü  Elaboração de projetos para desenvolvimento de Produções como: Piscicultura, Mel, vitivinicultura, fruticultura, alimentos, Laticínios, artesanato, etc;

ü  Consultoria na elaboração de projetos para busca de recursos visando o escoamento de produção, divulgação e capacitação de mão-de-obra;

ü  Consultoria na elaboração de projetos para criação de Cooperativas e Associações de produtores de diversos segmentos (mel, animais silvestres, animais exóticos, piscicultura, artesanato, etc)



SAÚDE
(Ministério da Saúde e outras Instituições)

Área de extrema relevância e necessidade, com diversos programas para atendimento, em especial, aos pequenos municípios, que são os que mais precisam do apoio deste ministério, principalmente na questão de construção de hospitais, fornecimento de medicamentos etc.

Nesta área especifica, prestamos consultoria e assessoria da seguinte forma:


ü  Consultoria e elaboração de projetos para busca de recursos para Construção, Reforma e/ou Aquisição de Equipamentos Médico-hospitalares.

ü  Consultoria na elaboração de projetos para busca de recursos no Ministério da Saúde, ONU-PNUD, BIRD, BID, dentre outros.
ü  Consultoria para busca de equipamentos Médico-hospitalares, através de organizações internacionais: da Alemanha, Holanda e Bélgica e outros países;












CIDADES
(Ministério das Cidades e outras Instituições)

Outra área de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer município, principalmente no que se refere a saneamento público, asfaltamento, infraestrutura, esgotos tratados, obras de eletrificação dentre outras.
Através desta pasta, atuando com planejamento e antecedência, conseguem-se os recursos necessários para devida estruturação dos municípios, tornando-os mais humanamente habitáveis.

Nesta área especificamente, atuamos na:

ü  Consultoria na Pesquisa, Elaboração e Protocolo de projetos para captação de recursos Não Retornáveis nas seguintes áreas:

§  Esgoto – Estação de Captação, Bombeamento e Tratamento.
§  Abertura e Pavimentação de Ruas
§  Pavimentação e Drenagem Pluvial Urbana
§  Orla Marítima
§  Paisagismo e ajardinamento de áreas comunitárias



ESPORTE
(Ministério do Esporte e outras Instituições)

Área com disponibilidade de bastantes programas e projetos que visam atender demandas desportivas diversas atuamos na:

ü  Consultoria para a Criação de Fundação de Esportes

ü  Consultoria na Elaboração de projetos para captação de recursos diversos junto ao Ministério de Esportes e outras fontes;

ü  Consultoria para apoio e desenvolvimento de práticas paradesportivas.

ü  Consultoria na Elaboração de projetos visando implantar diversos programas do Governo Federal.







MEIO AMBIENTE
(Ministério do Meio Ambiente e outras Instituições)

Outra área de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer município, principalmente em se tratando de Santa Catarina, estado detentor (ainda) de enorme reserva de mata atlântica e restinga do país, composto de diversos tipos de vegetação, extremamente dependente de suas riquezas naturais, para o desenvolvimento de suas práticas agrícolas, turísticas e sobrevivência como um todo.
É através desta pasta, que se atuando com competência e persistência, conseguem-se os recursos necessários para devida qualificação e estruturação dos municípios, tornando-os, fonte inesgotáveis de recursos naturais.


ü  Consultoria na Elaboração de projetos para captação de recursos, 

ü  Pesquisa e elaboração de projetos para prefeituras, destinados a recuperação de bens, promoção de eventos educativos, científicos e edição de materiais informativos, especificamente relacionados com a natureza da infração ou do dano causado, bem como a modernização administrativa dos órgãos públicos responsáveis pela execução das políticas relativas às áreas do meio ambiente.

ü  Implantação ou preservação de parques ambientais;

ü  Recuperação e preservação de nascentes de córregos, rios ou bacias hidrográficas.

ü  Recuperação, preservação e manejo de áreas naturais degradadas ou alteradas e de Áreas de Preservação Permanentes (APP), e a construção de obras de infra-estrutura de apoio em Unidades de conservação.

ü  Preservação, manejo e monitoramento de espécies da biodiversidade, em especial aquelas em risco de extinção.

ü  Preservação, recuperação e monitoramento de recursos hídricos.

ü  Promoção do consumo sustentável e da educação ambiental voltada para a sustentabilidade;

ü  Ações de manejo e gestão de resíduos sólidos urbanos;









EDUCAÇÃO
(Ministério da Educação e outras Instituições)

Área de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer município, principalmente no que se refere a educação de nossas crianças, jovens e adultos. Atuamos diretamente na pesquisa, viabilidade, elaboração e tramitação de:

ü  Projetos e programas de CAPACITACAO direcionados a professores.
ü  Projetos diversos nesta área. 




DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMERCIO EXTERIOR
(Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior - MDIC e outras Instituições)

Outra área de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer município, principalmente em se tratando de Santa Catarina, estado naturalmente destinado, em função de suas inúmeras riquezas naturais e culturais, ao desenvolvimento pleno do turismo, como fonte inesgotável de geração de empregos e renda para seu povo.


SEPPIR
(Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial)

Este ministério, de extrema nobreza e que se direciona na implementação de políticas e programas que visam diminuir as desigualdades do nosso país, com ênfase na promoção da igualdade racial, disponibiliza meios e recursos para programas tais como:









EMPREENDEDORISMO

EXPORTAÇÃO

ü  Viabilizar recursos para organizar missões comerciais, seminários, rodadas de negócios, eventos promocionais no Brasil e exterior;

ü  Promover a participação de empresas brasileiras em feiras setoriais e multissetoriais no Brasil e no Exterior.



ARTESANATO

ü  Consultoria e elaboração de projetos para captação de recursos para realização de eventos que busquem a capacitação, qualificação do Artesão e do produto artesanal e meios de escoamento/comercialização da produção.

ü  Consultoria e elaboração de projetos para venda dos produtos no mercado internacional.

ü  Consultoria para implantação de cooperativas, associações de artesanato;



TERCEIRO SETOR - INSTITUCIONAL

ü  Consultoria para a qualificação de entidades como OSCIP (meio ambiente, cultura, etc.)

ü  Consultoria para criação de Cooperativas ou Associações, (Artesanato, Produtores Rurais, Apicultura, Laticínios, Reciclagem e Etc.) com Elaboração e Registros de Estatutos.


Aos Municípios com reconhecida tendência empreendedora e destaque em setores específicos da economia catarinense, como por exemplo:

§  Luiz Alves – Produção de Cachaças
§  São João Batista – Produção de Calcados Femininos
§  Ilhota – Moda Intima e Moda Praia
§  Rio do Sul – Jeans

§  E outros Municípios com tendências diversas tais como Artesanato, Maricultura, Ostreicultura, Vitivinicultura, Turismo rural, Eco-turismo e etc.

Oferecemos consultoria específica para estudos, identificação e elaboração de projetos (no âmbito de programas estratégicos do Governo Federal) visando:

ü  Captar recursos a serem destinados em programas de capacitação e qualificação de mão de obra, da produção, do design, da qualidade e competitividade dos bens e serviços, direcionados a empresários dos setores Industrial, do Comercio e de Serviços e suas representações (Associações, Cooperativas, Federações etc.)

ü  Realização de Feiras, Congressos, Seminários setoriais e multissetoriais (inclusive assessorando a promoção e produção dos referidos eventos)

ü  Seminários com objetivos diretos de informar, orientar e qualificar pequenos e médios empresários dos setores (artesanato, calcados, confecções, moveis, flores e plantas ornamentais, bebidas, frutas e sucos, gemas e jóias, perfumes e cosméticos e agricultura familiar) com vocação exportadora e que desejam iniciar caminhada rumo ao mercado internacional.